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Satanas nunca foi anjo de luz
SATANÁS NUNCA FOI UM ANJO DE LUZ
O ensino tradicional é que Satanás era um anjo bom que vivia no céu e era regente do
coral celestial, mas um dia, movido de inveja, cheio de cobiça, cheio de vaidade, resolveu
insurgir-se contra a autoridade divina, moveu uma rebelião contra Deus, seduziu um
grande número de anjos e foi expulso do céu.
Nesta hora houve uma catástrofe tão grande que a terra que havia sido criada por Deus
de maneira tão bela, passou a ser "sem forma e vazia".
Também ensinam que ele estava no Éden e era perfeito, até que nele se achou
iniqüidade. Ora, se sua queda só se deu no Éden, como é que ensinam que a grande
catástrofe que destruiu a forma da terra se deu lá no princípio, quando ele caiu?
E se ele caiu lá no princípio da criação, como é que no Éden ele ainda era perfeito?
Outra coisa. Como Satanás pôde pecar sem ser tentado! Se alguém, por acaso, o tivesse
tentado, não teria sido Deus, porque Deus "não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém
tenta" (Tiago 1.13). Ver vv. 14 e 15 – o pecado tem sua origem na tentação.
E se alguém mais o tentou, teria que ser um tentador independente de Deus e se
houvesse um tentador independente de Deus, então ele seria um diabo primevo, o
primeiro Satanás.
O próprio Senhor Jesus Cristo afirmou coisa muito diferente do se ensina hoje sobre
Satanás, quando afirmou. "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos
de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não
há verdade nele..." (João 8.44).
Jesus colocou este Arkê=Princípio, como o limite. Satanás jamais se firmou na verdade,
nem uma hora, nem um minuto, ou um segundo.
Deus transcende o bem e o mal. Ele é supremo, superior a tal esfera. Não depende das
nossas medidas ou julgamentos. Isaías afirma que Deus é o próprio criador do mal. Se
ele não fosse o criador do mal, teria que haver um outro Deus que o fizesse.
Veja o que diz Isaías. "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou
o Senhor, faço todas estas cousas" (Isaías 45.7).
A primeira epístola de João corrobora e esclarece ainda mais o que Jesus afirmou.
Leiamos.
"Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio" (I João 3.8).
Se foi no início da criação, ou no início da vida dele, ou no início da vida do homem, ou
seja, lá qual tenha sido, o fato insofismável é que quando Satanás começou a existir, já
começou a pecar, porque ele já foi feito com a natureza pecaminosa, para cumprir um
propósito.
Você questionará o Criador por causa disto? Não é melhor aceitar o fato que Deus fez o
diabo com a missão específica de assolar a terra, de tentar o homem, de acusá-lo, de
cumprir a ira divina sobre as pessoas, famílias e nações?
Veja o que diz um texto proferido pelo profeta Isaías. "Eis que eu criei o ferreiro, que
assopra as brasas no fogo, que produz a ferramenta para a sua obra; também criei O
ASSOLADOR, PARA DESTRUIR" (Isaías 54.16).
Os únicos textos usados pelos que advogam que Satanás era bonzinho são Ezequiel 28 e
Isaías 14. Também se referem à citação que Jesus faz em relação a Satanás ter caído do
Céu.
Quando Jesus enviou os setenta para realizarem a obra inicial da evangelização, eles
saíram entusiasmados e voltaram mais entusiasmados ainda quando viram o resultado do
trabalho realizado.
Eis o que diz Lucas. "E voltaram os setenta com alegria, dizendo. Senhor, pelo teu nome,
até os demônios se nos sujeitam" (Lucas 10.17).
Até aquele tempo jamais um demônio havia sido expulso. Era o início de algo
completamente novo. Vemos, por exemplo, casos como o de Saul, em que um espírito
mau da parte do Senhor vinha atormentá-lo e Davi, tocando a harpa o aliviava, mas não
se fala ali de expulsão de demônios.
Ao ser iniciada a batalha espiritual na terra para destruir as obras do diabo, Satanás, o
príncipe das potestades do ar, vendo que seu império estava se desmoronando, resolveu
descer até ao nível da terra.
Jesus vendo o que acontecera, usou o pretérito imperfeito do verbo e afirmou. "Eu VIA
Satanás, como raio, cair do céu" (Lucas 10.18). Não existe, nesta frase de Jesus,
qualquer idéia que Satanás era bom e depois tornou-se mau.
Vamos analisar, agora, alguns detalhes importantes de Ezequiel 28, o texto é mais
utilizado por exegetas impacientes para tentarem provar que Satanás um dia foi bom e
depois se tornou mau.
Abra sua BÍBLIA, leia com atenção umas duas vezes, no mínimo este texto, até o
versículo 19 e depois acompanhe nossa análise honesta e espiritual do texto.
A profecia de Ezequiel é eclética, mística e hermética. A profecia é contra o rei de Tiro,
mas, ao mesmo tempo, há expressões que claramente se referem a outro personagem.
Quem seria este outro personagem? Você aprendeu que era Satanás. Mas, será que era
mesmo?
No início tal personagem é apresentado cheio de vaidade e orgulho espiritual, ao ponto de
querer ser igual a Deus. No versículo 9 descobrimos que, no momento que ele se
apresenta como um Deus, a Palavra diz que ele é homem, e não Deus.
Ora, se ele é homem, não pode ser Satanás porque Satanás é espírito. Se não é
Satanás, nem é o rei de Tiro, é alguém muito importante no plano de Deus. Quem?
Na segunda parte do texto, que vai do versículo 11 ao 19, parece que tudo muda por
completo. Não podemos mais pensar neste personagem em termos do rei de Tiro. É
alguém tão especial que vamos citar todo o texto.
"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe. Assim diz o
Senhor Jeová. Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
"Estavas no Éden, jardim de Deus. Toda a pedra preciosa era a tua cobertura, a sardônia,
o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o
ouro. A obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado
foram preparados.
"Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci. No monte santo de Deus
estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou
iniqüidade em ti".
Muitas mentes criativas, férteis, conseguiram interpretar este texto como referente a
Satanás.
Se o texto fala de Satanás, perguntamos. O que estava ele fazendo no Éden, junto com
Adão? Se ele já era mau e estava ali para fazer o homem pecar, como passou um período
sendo bom, no mesmo Éden?
Se ele era querubim protetor, ou cobridor, ou guarda, como significa sua função, ou
melhor a de um querubim, pois querubim é um guarda, um guardião, ele estava ali
guardando o Éden contra o que, ou contra quem?
Contra outro Satanás? Aquele que o fez pecar, aquele que o tentou?
Estava guardando o Éden contra si mesmo?
Se não era Satanás o querubim/guarda, quem era o guarda do Éden? A BÍBLIA sempre
responde a BÍBLIA, sempre. Leiamos Gênesis 2.15.
"E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar E O
GUARDAR".
Quem era, pois, o guarda/querubim do Éden? Adão é claro!
Contra que ou contra quem Adão foi colocado para guardar o Éden? Contra Satanás!
Isto não aconteceu a contento, disto nós sabemos, o que acarretou toda a gama de
problemas que vieram pela falta de cuidado de Adão.
E quem era o aferidor da medida? Adão é claro. Por quê?
O que significa aferidor? "Instrumento de medição; conferido e harmonizado com o
padrão; modelo; gabarito; régua; protótipo", etc.
Adão, como o primeiro homem, era o modelo para todos os demais. Como houve falha,
Deus enviou outro aferidor, Jesus Cristo.
Jamais Satanás poderia ser aferidor de qualquer coisa boa dentro do plano da criação de
Deus.
Nossos primeiros pais viviam nus e não sabiam, ou não viam isto, porque estavam
vestidos de luz, vestidos do brilho das pedras afogueadas.
Em linguagem simbólica, não significa que estavam carregados de pedras, mas era uma
luz tão bela que dificilmente poderia ser descrita por linguagem humana, o que fez o
profeta descrever da maneira mais bela que ele podia.
Adão era perfeito, até que nele se achou iniqüidade.
Satanás nunca foi perfeito, porque Deus já o criou para assolar, para destruir, como
instrumento de sua ira, conforme podemos constatar em dois textos paralelos do Velho
Testamento.
Leiamos, em primeiro lugar, I Crônicas 21.1. "Então Satanás se levantou contra Israel, e
incitou Davi a numerar a Israel". Vemos, neste texto, que foi Satanás que incitou Davi.
Leiamos, agora, II Samuel 24.1: "E a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel. E
incitou Davi contra eles, dizendo. Vai, numera a Israel de Judá".
Afinal, quem incitou a Davi? Deus ou o diabo?
Digamos que foi Deus, usando seu servo negativo, Satanás. Ele é o instrumento da ira de
Deus, já que Deus é amor e é imutável. Ele criou o assolador para destruir, no momento
em que ele precisa usar alguém assim.
No livro de Jó, quando os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, a Bíblia diz
que "veio também Satanás entre eles" (Jó 1.6).
Deus dialogou com ele. Perguntou de onde ele vinha e falou sobre Jó. Deus queria provar
a Jó e, como Deus não faz nada negativo, usou seu instrumento negativo e deu ordens
para ele tocar nos bens e na família de Jó e, mais tarde, em seu próprio corpo.
Por que Satanás não fez isto antes, por quê? Porque ele só faz qualquer coisa quando
Deus o usa para fazê-lo. Ele não é tão autônomo, tão independente como muitos pensam
e ensinam. Ele é um servo!
Veja o caso de Pedro, por exemplo. Em Lucas 22.31,32, nós lemos.
"Disse também o Senhor. Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para cirandar como
trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres,
confirma teus irmãos".
Veja como Satanás teve que pedir! Se ele fosse livre para tentar qualquer um, ele
simplesmente tentaria sem pedir qualquer permissão.
Veja que Jesus não está falando somente sobre Pedro. Ele está falando sobre todos os
apóstolos, pois diz. "... vos pediu".Está no plural. Satanás pediu todos os apóstolos. Jesus
disse que iria rogar, particularmente por Pedro, porque ele ainda não era convertido em
plenitude.
Jesus disse que a fé dele poderia desfalecer, já que era um homem de pequena fé
(Mateus 14.31).
E não somente isto. Apesar de sua função negativa, ele é um príncipe. Não sou eu que
estou dizendo, foi Jesus quem afirmou isto. Ele disse
"Agora é o juízo deste mundo. Agora será expulso o príncipe deste mundo" (João 12.31).
Já não falarei muito convosco; porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem
em mim (João 14.30). E do juízo, porque o príncipe deste mundo está julgado" (João
16.11).
O apóstolo Paulo corrobora tais afirmações do Mestre em Efésios 2.2, quando o chama
de "o príncipe das potestades do ar".
É algo absurdo e infantil alguém falar de Satanás usando expressões como estas. "aquele
cachorro, aquele porco, aquele imbecil, aquele nojento", etc.
Por quê?
Porque ele é um anjo de Deus, criado para fazer esta obra negativa a que Deus o
designou. Isto é difícil de aceitar, por muitos, mas é a pura verdade.
Com isto ele não deixa de ser nosso inimigo, mas enquadrado dentro do plano magistral,
eterno e infinito de Deus.
Foi por causa disto que o próprio arcanjo Miguel, comandante dos anjos guerreiros do
Senhor, demonstrou respeito pela posição do outro, de Satanás, porque entendia sua
função e missão.
O apóstolo Judas estava criticando pessoas que "vituperam autoridades" e, logo em
seguida, afirma.
"E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e
rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando
disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra
ele; mas disse. O Senhor te repreenda" (Judas 8,9).
Vamos analisar, agora, outro texto que é usado pelos exegetas impacientes. Isaías 14,
especificamente os versículos 4 a 19.
Trata-se, também, de um texto rebuscado, pesado, cheio de símbolos. É necessário lê-lo
com muita atenção, dando ênfase especial a todos os contextos.
O argumento principal é retirado dos versículos 12 a 14.
"Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva!Como foste lançado por terra, tu
que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração. Eu subirei ao céu, acima das
estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da
banda dos lados do norte.
"Subirei acima das altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás
ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-teão,
e dirão. É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos?
Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos
não deixava ir soltos para suas casas?
"Mas tu és lançado de tua sepultura, como um renovo abominável, como um vestido de
mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como corpo
morto e pisado".
Para começar, em todo o texto há referências a morte, sepultura, homem, etc, termos que
não se aplicam jamais a Satanás.
Vamos observar um importante contexto que sempre passa despercebido por muitos
analistas bíblicos.
Quem está falando todas estas palavras que acabamos de citar? Deus? O profeta Isaías?
Outro personagem? Quem?
Observando o contexto, ele mostra que quem está falando estas palavras são ESTES
TODOS (v.10)
Agora, perguntamos, estes todos quem?
O personagem a quem o texto se refere, possui certas características que enumeraremos
a seguir.
·Um grande poder;
·Ele caiu de certo nível;
·Ele é acusado de ferir os povos com furor;
·Com a queda dele disseram que aterra descansou; (se fosse a queda de Satanás, seria
o contrário, pois com ela a terra ficou em polvorosa);
·O Sheol, sepultura, ou inferno, conforme é chamado o reino dos mortos no Velho
Testamento foi dito que se turbou por ele, para sair ao encontro dele em sua vinda;
·Os mortos despertaram por causa dele em sua vinda;
·Despertou os príncipes ou principados;
·Fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações;
·Ele foi acusado de ter caído do céu;
·Ele foi chamado de "estrela da manhã";
·Ele foi acusado de dizer que subiria ao céu, sendo semelhante ao Altíssimo;
·Ele morreu;
·Ele foi sepultado;
·Embora sepultado, saiu de sua sepultura, de maneira sobrenatural.
Perguntamos novamente. A quem se referem estes textos? A Satanás? Simplesmente ao
rei de Babilônia?
Por que os reis das nações o acusaram de tanta coisa e disseram que ele também estava
enfermo, semelhante a eles? E por que esses reis das nações estariam enfermos?
Não se trata de uma referência aos dominadores espirituais das nações, os principados e
potestades que dominam sobre países, como encontramos em Daniel e outras
referências?
Este personagem chamado de "estrela da manhã" e "filho da alva" é alguém tão horrível e
asqueroso como Satanás? E como ele continuaria a ser chamado assim, se tivesse
passado pela metamorfose de anjo de luz para anjo do mal?
Por que não entendermos que esses reis das nações estavam zangados contra alguém
muito diferente de Satanás? Sim, por que não entendermos que este texto refere-se
exatamente ao oposto dele - o Senhor Jesus Cristo!
Estas palavras torcidas e de blasfêmia não partiram da boca de Deus, nem da boca do
profeta, mas partiram DOS REIS DAS NAÇÕES!
Foram eles que chegaram a dizer sobre o corpo de Jesus na sepultura palavras exatas
como estas. "os bichinhos debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão".
É claro! Na sepultura esses vermes não puderam fazer outra coisa senão ficar acima e
debaixo do corpo sacrossanto de Jesus, mas não puderam tocar nele, porque está
escrito.
"Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja
corrupção"(Salmos 16.10). "Nessa previsão, disse da ressurreição de Cristo. Que a sua
alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu corrupção"(Atos 2.31)
Jesus morreu como qualquer homem, mas seu corpo não passou pela putrefação.
Vamos ver outro detalhe importante. A quem a Bíblia chama, realmente, de "Estrela da
Manhã"? Conforme o relato do apóstolo Pedro, refere-se ao próprio Senhor Jesus.
Leiamos II Pedro 1.19 e Apocalipse 22.16.
"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a
uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça e a estrela da alva apareça
em vossos corações".
Outra invenção é chamar Satanás de "Lúcifer" ou "Lusbel".Lúcifer significa "portador da
luz" e Lusbel significa "senhor da luz". Desde quando Satanás é portador da luz ou senhor
da luz? Isto é ou não é uma fantasia da cabeça de alguns? Vejam João 1.5 e 6 e I João
1.5 a 7.
Durante anos Satanás tem recebido da boca dos próprios cristãos uma glória que ele não
possui - a de ter sido, um dia, um anjo bom.
É claro que, ele fez algo no céu, uma rebelião. Ele seduziu a terça parte dos anjos
celestes, que foram presos e aguardam julgamento (II Pe. 2.4, Judas 1.6